segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ESTATÍSTICA DESCRITIVA E PROBABILÍSTICA


       
Olá galera!!!!
Para o pessoal que está começando a estudar estatística é bom saber que em concursos da Área Fiscal aparecem duas estatísticas: a chamada Estatística Descritiva e a Estatística Probabilística ou Inferencial.

A Estatística Descritiva procura descrever as características de um grupo. 

Por exemplo, pegamos um grupo de pessoas e o pesquisador deseja fazer uma pesquisa sobre esse grupo, que pode ser: calcular a média das idades das pessoas, calcular o peso médio dessas pessoas, determinar o nível de escolaridade, etc.

Notem que com isso, o pesquisador estará descrevendo esse grupo que podemos chamar de população.

População é um conjunto de elementos com características em comum. Exemplos: população de um país, população de um time de futebol (composta por jogadores, comissão técnica, etc.).

            Acontece que muitas vezes a análise de uma população é economicamente inviável por motivos de tempo, custo, logística, população com muitos elementos a serem analisados. Então, o pesquisador coleta o que chamamos de amostra.

            Amostra é uma parte da população. E a partir dos dados coletados na amostra poderemos inferir (deduzir) conclusões importantes sobre a população.

            Só que aí tem um problema. Esses dados que coletamos de uma amostra geralmente não refletem de maneira exata os dados de uma população. Exemplo: imagine que a média aritmética dos elementos de uma população tenha um valor qualquer. Pegamos uma amostra dessa população e calculamos a média dos elementos dessa amostra, chamada média aritmética amostral. Muito provável que a média aritmética da população seja diferente da média aritmética amostral.

            Como existe um grau de incerteza dos dados da amostra em relação aos dados da população utilizaremos a Teoria das Probabilidades quando estudarmos as amostras. É a chamada Estatística Probabilística. Queremos sempre coletar uma amostra que tenha uma probabilidade alta de representar bem a população na qual ela foi coletada.

            Vejam que a estatística descritiva estuda a população. A estatística probabilística estuda a amostra. A técnica para escolhermos uma amostra que representa bem uma população é chamada de amostragem.

           

            Estatística Descritiva → População
            Estatística Probabilística → Amostra

Como já havia escrito em outro artigo a estatística descritiva trata de:

Estatística Descritiva: Medidas de Posição (médias, mediana, moda), Medidas de Dispersão (desvio padrão, variância, desvio absoluto médio, coeficiente de variação, variância relativa), Separatrizes (mediana, quartil, decil, percentil), Medidas de Assimetria, Medidas de Curtose, Distribuição de Frequências


Como já havia escrito em outro artigo a estatística probabilística trata de:
Estatística Probabilística ou Inferencial: Teoria de Probabilidade, Expectância (Valor Esperado), Distribuição Binomial, Distribuição de Poisson, Distribuição Normal, Distribuição t de Student, Amostragem, Intervalo de Confiança, Teste de Hipótese.

            Os concursos atuais, onde tem Estatística no programa, estão exigindo essas duas estatísticas!!!

            Abraços e muito suce$$o para todos!!!

Um comentário:

  1. Olá professor... vi um vídeo seu no youtube sobre médias, mediana... queria ver todos os seus videos sobre estatística, mas não consegui localizar no youtube e nem no seu blog. Pode me orientar?

    ResponderExcluir